Uma proposta de arquitetura computacional para autoria dinâmica de jogos digitais educacionais Web com suporte a Game Learning Analytics
Publicado: 05/02/2025 - 11:04
Última modificação: 05/02/2025 - 12:00
Linha de pesquisa:Sistemas de Computação
Resumo: No contexto da educação básica brasileira, muitos professores enfrentam dificuldades para incorporar jogos digitais em suas práticas pedagógicas por conta de recursos tecnológicos limitados e falta de ferramentas que permitam criar e adaptar conteúdos de forma autônoma e acessível. Para enfrentar essas limitações, esta dissertação propõe uma arquitetura computacional para autoria dinâmica de jogos digitais educacionais Web com suporte a Game Learning Analytics (GLA). A solução oferece recursos para a criação de jogos personalizados, com funcionamento em ambientes online e offline, além de ferramentas analíticas para monitorar o desempenho dos alunos e promover intervenções pedagógicas baseadas em evidências. Assim, busca-se ampliar a autonomia dos professores, na adoção de jogos digitais como instrumento de ensino. Esta dissertação seguiu uma metodologia de pesquisa aplicada exploratória, com métodos pautados em workshops de design participativo com professores para levantamento de requisitos, modelagem arquitetural e validação por meio de uma prova de conceito testada com grupos focais.
Link da defesa: https://teams.microsoft.com/dl/launcher/launcher.html?url=%2F_%23%2Fl%2F...