Uma Investigação Empírica de Traços de Personalidade, Distrações Autopercebidas e Desempenho em Aulas Introdutórias de Programação

Dissertação de Mestrado
por Caroline Félix de Oliveira
Publicado: 18/11/2025 - 11:36
Última modificação: 18/11/2025 - 11:37

Linha de pesquisa: Sistemas de Computação

Resumo: As aulas introdutórias de programação (IPC, do inglês Introductory Programming Classes) têm apresentado altas taxas de reprovação (tipicamente entre 30% e 50%). Portanto, é fundamental compreender quais fatores não cognitivos contribuem para esse alto índice de reprovação. Para investigar essa questão, conduzimos um estudo empírico com o objetivo de analisar as relações entre os traços de personalidade do modelo Big Five, as distrações percebidas em sala de aula e o desempenho dos estudantes em aulas introdutórias de programação, considerando duas turmas de alunos do curso de sistemas de informação, sendo 32 estudantes de cada turma, totalizando 64 participantes. Os dados foram coletados por meio de dois questionários: Mini-IPIP para personalidade e um personalizado sobre distrações. Além disso, coletamos registros detalhados do ambiente de desenvolvimento integrado (Integrated Development Environment – IDE) CodeBench. Os resultados indicaram que fatores referentes ao sucesso na disciplina dependem, em geral, do contexto. Especificamente, para os estudantes da turma 1, distrações internas impactaram negativamente os indicadores de desempenho, enquanto o traço de conscienciosidade foi identificado como o principal preditor acadêmico de sucesso para esses alunos. Por outro lado, para os estudantes da turma 2, os fatores de personalidade foram os preditores mais dominantes do sucesso inicial. Nesse grupo, a abertura à experiência foi o único fator significativo na previsão de sucesso no início do curso. Além disso, independentemente da turma, constatamos que os indicadores iniciais de desempenho acadêmico obtidos a partir do uso do IDE CodeBench (por exemplo, número de submissões bemsucedidas e tempo gasto digitando) foram fortes preditores do desempenho acadêmico final. A submissão bem-sucedida de código mostrou-se um indicador confiável de sucesso acadêmico para os alunos da turma 1, enquanto o tempo gasto digitando foi um indicador confiável de sucesso acadêmico para os alunos da turma 2. Por meio de uma correção rigorosa para múltiplos testes, não encontramos evidências que sustentem a ideia de que o efeito das distrações varia de acordo com o perfil de personalidade do indivíduo. Em outras palavras, para o estudo em questão, os traços de personalidade não moderaram o efeito das distrações. Esses resultados sugerem que o desenvolvimento de intervenções educacionais deve levar em consideração a experiência específica de cada grupo de estudantes (iniciantes ou repetentes), em vez de adotar estratégias universais.

Link para a defesa: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NWVlNjBiZDUtODI4N...

Coorientador: Cleon Xavier Pereira Júnior - Instituto Federal Goiano, IF Goiano - Campus Iporá.
Banca Examinadora: 
Fabiano Azevedo Dorça - Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Computação.
Filipe Dwan Pereira - Universidade Federal de Roraima
Data e Horário: 
10/12/2025 - 08:30
Virtual, 2121 1B
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38400-902
Campus Santa Mônica - Bloco 1B - Sala 230
Complemento: 
1B