Um guia interativo fundamentado em um modelo de LLM para ajudar professores a se adequarem à LGPD em Instituições de Ensino
Publicado: 11/02/2025 - 10:07
Última modificação: 11/02/2025 - 10:07
Linha de pesquisa: Sistemas de Computação
Resumo: A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surgiu com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade dos cidadãos que vivem no Brasil. Desde sua implementação, ela trouxe novos desafios para todas as instituições estabelecidas no Brasil, sejam elas públicas ou privadas, exigindo uma adaptação nas práticas de tratamento de dados pessoais. No contexto das instituições de ensino superior, muitos professores enfrentam dificuldades para compreender e aplicar corretamente as diretrizes dessa legislação em suas atividades diárias. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema Web interativo, baseado em cenários práticos, para apoiar os docentes no processo de adequação à LGPD. O sistema proposto utiliza a API da OpenAI, especificamente o modelo GPT-3.5-Turbo-0125, para oferecer suporte personalizado em tempo real. Foram implementados dez cenários representativos das práticas acadêmicas, nos quais os usuá- rios podem interagir por meio de questões de múltipla escolha seguidas de um chat com o guia. Os resultados mostraram que, apesar das limitações iniciais de usabilidade, o sistema representa uma ferramenta promissora para promover o entendimento da LGPD entre os professores. Conclui-se que o sistema pode facilitar a conformidade legal, mas requer melhorias em termos de acessibilidade e usabilidade para garantir maior adesão.
Link para a defesa: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NGE5MzBlMzAtNzQ4M...