Método para Ensino Avançado de Programação de Computadores para a Educação Básica

Dissertação de Mestrado
por Caroline Félix de Oliveira
Publicado: 16/12/2024 - 11:05
Última modificação: 16/12/2024 - 11:05

Linha de pesquisa: Sistemas de Computação

Resumo: Dispositivos de computação são utilizados dia a dia em muitos serviços essenciais, resultando na crescente dependência de tecnologias digitais. Apesar disso, em 2023, o relatório da UNESCO destacou uma lacuna significativa, em que apenas 4% dos adultos do planeta, com 15 anos ou mais, conseguem escrever um programa de computador. Este dado demonstra que o entendimento em programação ainda é limitado em comparação com o cenário digital. Desse modo, a programação competitiva avançada, um esporte mental para a criação de algoritmos, pode ser empregada como uma forma de ensino-aprendizagem a alunos do ensino básico. Este trabalho visa analisar o impacto de treinamentos de programação competitiva baseada no Treinamento Olímpico Uberlândia (TOU) no desenvolvimento de habilidades de programação em competições oficiais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), como a Olimpíada Brasileia de Informática e a Competição Feminina da OBI (CF-OBI). A divulgação e captação das turmas ocorreram em escolas públicas de Uberlândia, com aulas adaptadas pelo método desenvolvido nesta pesquisa e apoio contínuo. A análise dos resultados foi realizada através dos resultados na OBI2024 e complementados por pesquisa de opinião com uso do método de Grupo Focal. Os resultados demonstram que para a OBI 62 alunos inicializaram no treinamento, 44 finalizaram e 29 participaram da competição, resultando no aumento expressivo no número de participação, com a participação do grupo feminino e alunos que se classificaram para as fases seguintes da competição. Em relação a turma da CF-OBI os resultados foram promissores, com o aumento da participação de alunas e premiação no rank nacional da SBC na CF-OBI, de 2024. Essa pesquisa possibilitou destacar a importância da programação competitiva para despertar o interesse de estudantes da educação básica, para a área tecnológica, e desenvolver competências essenciais para o século XXI. E, as descobertas desta pesquisa, podem ajudar a escalar o ensino de programação para a educação básica, em todo o Brasil.

Link para a defesa: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YzM3MWJjNzgtNDc0O...

Coorientador: Rafael Dias Araújo - Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Computação.
Banca Examinadora: 
Maria Camila Nardini Barioni - Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Ciências da Computação.
André Gustavo dos Santos - Departamento de Informática - Universidade Federal de Viçosa, CCE - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, DPI - Departamento de Informática.
Data e Horário: 
18/12/2024 - 10:00
Virtual, 2121 1B
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38400-902
Campus Santa Mônica - Bloco 1B - Sala 230
Complemento: 
1B