Aprimorando o atendimento ao cidadão com RAGLC (Retrieval Augmented Generation in Logic Context), uma nova abordagem RAG

Dissertação de Mestrado
por Caroline Félix de Oliveira
Publicado: 24/07/2025 - 12:01
Última modificação: 24/07/2025 - 12:01

Linha de pesquisa: Inteligência Artificial

Resumo:  Este trabalho desenvolve e avalia um assistente inteligente, fundamentado em Geração Aumentada por Recuperação (RAG) e Grandes Modelos de Linguagem (LLMs), para automatizar e aprimorar o atendimento aos candidatos de concursos públicos, bem como os novos admitidos na Prefeitura Municipal de Uberlândia. Ele aborda conceitos baseados em Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Inteligência Artificial de baixo custo para o órgão. A crescente demanda e oferta de serviços pela Prefeitura, e o número cada vez maior de turnover entre os funcionários, faz com que o número de contratações municipais e o número de servidores seja cada vez maior. Esse movimento gera a sobrecarrega para os servidores das áreas de recrutamento de pessoal, que mesmo com muito esforço geram insatisfação no atendimento de candidatos e ingressantes no corpo de servidores do município. Todo esse contexto motivou a criação de uma solução que eleva a eficiência, precisão e celeridade nesse serviço público. A metodologia emprega uma arquitetura RAG avançada, que se distingue pela proposição de uma técnica inovadora de segmentação textual baseada em coerência semântica, superando os métodos convencionais de divisão por tamanho fixo. Foi realizada uma análise, comparando múltiplas estratégias de recuperação, incluindo o enriquecimento das perguntas dos usuários promovida por LLM, e avaliando o impacto de diferentes modelos de embeddings na qualidade das respostas. Os resultados incluem a avaliação de um modelo eficiente e capaz de processar demandas de mais de 80.000 candidatos que prestaram os concursos e processos seletivos da Prefeitura Municipal de Uberlândia nos últimos 4 anos, demonstrando como a automação unida à Inteligência Artificial pode melhorar a qualidade do atendimento público. Conclui-se que o uso estratégico de tecnologias de IA, sistemas RAG com recuperação de contexto otimizada, pode não apenas otimizar processos administrativos, mas estabelecer um novo paradigma de excelência, transparência e acessibilidade no serviço público.

Link para a defesa: https://meet.google.com/vjm-orxu-hse

Discente: 
Coorientador: Raulcézar Maximiano Figueira Alves - Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.
Banca Examinadora: 
Leandro Nogueira Couto - Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Ciências da Computação.
Thomas Kauê Dal'Maso Peron - Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.
Data e Horário: 
31/07/2025 - 13:30
Virtual, 2121 1B
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38400-902
Campus Santa Mônica - Bloco 1B - Sala 230
Complemento: 
1B